terça-feira, 6 de julho de 2010

OGÂS, ALAGBÊS E TAMBOREIROS

     É comum ouvirmos hoje vários termos para denominar aqueles que tocam ILÚS (atabaques). veja aqui o significado de expressões como OGÂS, ALAGBÊS ou TAMBOREIROS.
     OGÂ ou OGAN: no candomblé, dá-se o nome de ogâ a uma pessoa que submete-se a grandes obrigações internas de um axé(terreiro). Possuem poderes específicos dentro dos barracões, pois são autoridades especiais, sendo considerados pai por natureza, apesar de nunca se tornarem um babalorixá. O ogâ é suspenso pelo orixá(não passível de transe) e futuramente confirmado em iniciação particular, diferente em alguns aspectos, da iniciação dos demais filhos de santo, sendo excluído a catulagem, a raspagem e alguns outros rituais.
     A eles são atribuídos os atabaques, os sacrifícios animais, a guarda de elementos espirituais do culto, colheita de ervas, responsabilidade pela cozinha de orixás, auxílio imediato ao babalorixá ou ialorixá nos ebós e obrigações dadas nos filhos.
     OGÂ ALAGBÊ:tocador dos ilús(atabaques) chamados RUM,RUMPI,LÊ. ele se submete, também, aos rituais de consagração e tem a obrigação de conduzir os toques, em especial durante as sessões públicas. Deve conhecer todas as cantigas e é peça fundamental na organização sócio-religiosa do terreiro.
     Ele é responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados.
     Nos ciclos de festas é obrigado a levantar de madrugada para que faça a Alvorada ( despertar do ilê para as atividades do dia ) durante mais ou menos quarenta minutos. Se uma autoridade de outro axé chegar ao ilê, o alabê tem de lhe prestar homenagem "dobrar o ilú"  e oferecer até a sua própria cadeira.
     O alagbê, é preparado para tocar apenas no seu terreiro, quando muito, num axé co-irmão, sendo que seus ilús não podem deixar o local onde foram preparados.
     Também possui sub-postos: OTUN ( primeiro substituto do posto). e OSI ( segundo substituto do posto).
     TAMBOREIRO: no Rio Grande do Sul, tradicionalmente usa-se a simples denominação de tamboreiro para todos os preparados para toques aos orixás. Além de executar o toque do tambor, o tamboreiro canta as rezas dos orixás, pode receber orixá e está liberado para tocar em outras casas, de nações religiosas diversas das que foi feito.
     Com o tempo, porém, a integração com religiosos do centro do país tornou comum o uso de termos usados pelo candomblé.
     Como no candomblé,tamboreiro, bem como seu instrumento, passa por um ritual religioso, diferindo apenas no fato de que seu tambor pode sair de dentro da casa onde foi feito para ser tocado em outras.
     Indiferente de serem chamados de alagbês ou tamboreiros, são eles os responsáveis pela condução do ritual e firmeza das cerimônias religiosas.
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário