quarta-feira, 7 de julho de 2010

NAÇÃO XAMBÁ - CANDOMBLÉ

     A nação xambá, é uma tradição religiosa de origem africana, dentre as inúmeras que existem no Brasil. Aqui ela surgiu em Maceió, Alagoas, tendo como seu principal disseminador, o babalorixá Artur Rosendo Pereira, que na década de trinta, se tornou um dos mais conceituados deres religiosos de Recife
     Diversos autores apontam o povo Xambá, ou Tchambá, como povos que habitavam a região ao norte de Ashanti e limites da Nigéria com Camarões, nos montes Adamauá, vale do rio Benué.
     No início da década de 1920, o babalorixá Artur Rosendo Pereira, fugindo da repressão policial às casas de culto afro-brasileiro, deixou Maceió e passa a morar no Recife. Na capital de Pernanbuco, na rua Regeneração, no bairro de Água Fria, por volta de 1923, reinicia suas atividades de Zelador de Orixás, segundo os rituais e tradições da Nação Xan, cujos axés foi buscar na Costa da África.
     Artur Rosendo iniciou muitos filhos de santo e vários deles abriram terreiro posteriormente. Dentre esses filhos,Maria das Dores da Silva (Maria de Oiá), que fez sua iniciação em 1927, e em fevereiro de 1938 começa a cultuar os orixás, na rua do Limão, em Campo Grande. No dia 7 de junho de 1930, inaugura seu terreiro.
     No dia 13 de dezembro de 1932, Maria de Oiá termina sua iniciação, com o recebimento das folhas, faca e espada.Ao meio dia, realizou-se o ritual de Coração de oiá no trono, repetida anualmente por Mãe Biú, sucessora de Maria de Oiá.
     Violenta repressão policial fecha o terreiro  em 1938, que continuou realizando seus cultos a portas fechadas. Com o falecimento de Maria de Oiá, Mãe Biú, filha de Ogun e Oiá, reabre seu terreiro na Estrada do Cumbe, Santa Clara-Recife. Em 7 de abril de 1951, muda-se para o atual endereço, na antiga Rua Albino Neves de Andrade, hoje Severina Paraíso da Silva, nº 65, no Portão de Gelo, São Bendito- Olinda.
     Após 54 anos dirigindo sua casa e mantendo as tradições e rituais da Nação Xambá. Mãe Biú, falece aos 78 anos, em 1993. A Mãe pequena da casa, Donatila Paraíso do Nascimento, iniciada por Artur Rosendo, continua preservando  as tradições do terreiro de Xambá.
     A mais de 70 anos, o terreiro do Portão de Gelo, em Olinda, mantên-se vivo e atuante, preservando seus ritos e tradições religiosas, que se destinguem das casas de tradição Nagô no Recife, apesar da maioria das casas Xambá de Pernanbuco ter se fundido as da Nação Nagô após a morte do babalorixá Artur Rosendo, a fundada por Maria de Oiá, o axé de Oyá Dopé, continua fiel.

                               ORIXÁS CULTUADOS NA NAÇÃO XAMBÁ
     EXÚ- recebe suas obrigações no mês de agosto e não faz yaô de exú na nação Xambá. O dia da semana é segunda feira, sua guia é preta e branca, sua cor é vermelha. Saudação:Exú Bê ou Bará ô Exú
     OGUM- nas cerimônias religiosas é Ogum quem sai na frente abrindo a roda para os outros orixás dançarem. Seu mês é abril quando se oferece rosas vermelhas e cerveja no mar para Ogum Beira Mar, o dia da semana é quarta-feira, sua guia é corrente de metal, sua cor é vermelha e sua saudação é Ogunhê.
     ODÉ-seu mês é abril, seu dia da semana é quarta-feira, sua guia é corrente de metal, suas cores é vermelho ou verde, sua saudação é Odê ô e Okê Arô.
     NANÃ-Nanã não sai debaixo do alá, só faz oborí,seu mês é julho,dia da semana é quarta-feira,sua guia é verde ou roxo, sua cor é roxa, saudação:Atotô Salubá.
     IBEIJI-seu mês é setembro, dia da semana quarta-feira, suas cores e guias, são verde, vermelho e branco.
     OBALUAÊ-na nação Xambá obaluaiê não sai debaixo do alá,seu mês é janeiro,dia da semana é quarta-feira,guia vermelha e preta, sua cor é verde. sua saudação é atotô.
     EWÁ-dia da semana é quarta-feira,sua guia é nas cores amarela,rosa e roxo,na nação Xangô o assentamento de Ewá é na panela de barro.
     OBÁ-dia da semana é quinta-feira, sua cor é rosa, sua guia é vermelha, sua saudação é Obá Ciô. na nação Xambá seu assentamento é numa tigela de louça.
     XANGÔ-dia da semana é domingo, cor vermelho e branco,saudação Kaô Kabecilê,na nação Xambá a primeira grande obrigação do ano é o amalá de Xangô.
     OIÁ/IANSÃ-seu dia é quinta-feira,sua cor é rosa, sua guia é vermelha,saudação Epahei oiá, Epahei Iansã, na nação Xambá o dia 13 de dezembro, ao meio dia acontece a Louvação a Oiá.
     AFREKÊ-Vodum de origem daomeana. apenas a nação Xambá cultua esse orixá que é tido como feminino, suas cores são variadas e sua guia é colorida, o mês dedicado a esse orixá é dezembro e o dia da semana é quinta-feira. O assentamento é feito em tigela de louça.
     OXUM-o mês dedicado a Oxum é fevereiro, sua cor é amarela, sua guia é amarela,seu dia da semana é terça-feira. Na nação Xambá, oferecem-lhe flores no rio no mês de fevereiro. sua saudação é Ora Ô.
     YEMANJÁ-seu mês é maio,o dia da semana é sábado,sua cor é azul claro com branco, sua guia de miçangas transparente, saudação Odo M. Na nação Xambá oferecen-lhe flores brancas no mar no mês de dezembro.
     ORIXALÁ-seu mês é julho, o dia da semana é sexta-feira, sua cor é branca e sua guia é branca, na nação Xambá, todas as sextas feiras do mês de julho o arroz de orixá (ossé), ocasião onde se canta muito para esse orixá. Durante todo o mês de outubro não há na casa obrigação de sangue, apenas inhame e bagre, encerrando com toque ao final do mês.


        A prefeitura de Olinda demarcou como decreto o Quilombo Urbano Portão do Gelo, como quilombo urbano do nordeste, da nação Xambá, sendo Portão do Gelo o terceiro quilombo do Brasil 
    

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