domingo, 17 de julho de 2011

ORIXÁ BARÁ, senhor das encruzilhadas

   Entre todos os deuses africanos, o orixá Bará se apresenta, como o mais humano, pois é o que está mais próximo dos homens, sendo o elo de ligação entre o homem e os demais orixás. É no seu papel de princípio dinâmico, de princípio de vida individual e de elemento de comunicação, que Bará está indissoluvelmente ligado à evolução e ao destino de cada pessoa.
   É o orixá que conhece o íntimo do ser humano, porque foi criado do mesmo material que ele.Sabe tudo o que ele precisa para viver, como trabalho, moradia, amor, sexo, etc.
   Em determinadas situações e problemas, pode-se recorrer diretamente à Bará, para que ele abra as portas e elimine os obstáculos dos caminhos.
   Dono das chaves, dos portais, encruzilhadas, responsável pela a boa abertura dos trabalhos, Bará deve sempre ter sua saudação, obrigações e cortes feitos em primeiro lugar.
   Bará e o portador mítico do sêmem e do útero ancestral, estando profundamente ligado a atividade sexual.
   Na concepção africana a fecundidade é importantíssima, não só para a procriação, mas em todos os planos da existência, como na agricultura, por exemplo. A fertilidade existente no ser humano possibilita o seu desenvolvimento físico e mental, aguçando a sua criatividade e poder realizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário