segunda-feira, 25 de julho de 2011

COSME E DAMIÃO

     Assim como todos os servidores dos orixás, os Cosmes também possuem funções bem específicas. A principal é a de serem seus mensageiros. mesmo sendo infantis, são extremamente respeitados pelos caboclos e preto-velhos.
     Essa é uma falange que assume em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre de ser tutelada.
     Na umbanda são denominados de diversas formas: Ibeijada, Erês, Dois-dois, Crianças, Cosmes e Ibeijis. Normalmente usam nomes comuns brasileiros: Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc.
     Essas entidades, quando incorporadas em médiuns, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras como qualquer criança. Os meninos são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as meninas, são mais quietas e calmas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros estão sempre com fome, etc. Estas características, que as vezes nos passam desapercebidas, são sempre formas que utilizam para exercerem uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
     O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente sejam realizadas em dias festivos.
     Os pedidos feitos à uma criança incorporada, normalmente são atendidos de maneira bastante rápida.Entretanto, a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Os cosmes não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, e no decorrer das mesmas, vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energias do corpo humano. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos,pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles.
     As entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito amigas e possuem muito mais poder do que o imaginado, mas como não são levadas muito à sério, o seu poder de ação fica oculto. São conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.
     Eles são verdadeira expressão da alegria e da honestidade. Apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Atuam em qualquer tipo de trabalho, mas são mais procurados para os casos de família e gravidez. A falange das crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia.
     Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil se escondem espíritos de estraordinários conhecimentos.
     Estas entidades tem sua correspondência nos reinos de pai Oxalá:
     Cosme- força das águas salgadas
     Damião- força das águas doces
     Doum- força das matas
     Crispim- força do tempo
     Crispiniano- força do calor
                               fonte jornal bom axé 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário