sábado, 22 de maio de 2021

NKONDI

Divindades: Nkondi Katulembe O fetiche de prego, de origem Vili ou Yombe, pertence à categoria do “Nkisi Nkondi”. Seu poder está ligado com magia, política e religião. Os olhos são feitos de pequenas conchas coladas com resina natural. Ele tem “duas cargas mágicas”, uma na barriga fechada com um espelho e outra no topo da cabeça, coberta com uma pele de cobra. Na mão direita, na peça original, carregava uma lança, indicando o seu caráter agressivo. Ele é parcialmente encoberto por pátina (oxidação da tinta) encrustada, devido a várias substâncias usadas durante as cerimônias.Esta é uma descrição de 1887, de um encontro entre o “nganga”, seu “fetiche de prego” e um cliente. Após receber a sua remuneração, o nganga mandou dois homens trazerem o fetiche que eles carregavam numa rede. O fetiche foi colocado cuidadosamente aos seus pés e o cliente começou a contar a história de sua infelicidade. Ele estava descrevendo o mal que ele tinha sofrido e evocou a vingança que desejava infligir em troca ao culpado. O nganga recebeu o prego do cliente e o girou em seu cabelo. Isso foi feito de maneira que uma quantidade de cabelo fosse puxada (arrancada). O nganga beijou o prego e dirigindo-se ao fetiche repetiu o pedido. Então ele “plantou” (pregou) o prego direto no peito do fetiche. Este fetiche foi coletado nos anos 60, na vila de Kankata situada numa região conhecida por ser o lugar da “croix coma”. O objetivo desta seita é livrar-se das influências dos fetiches dos perseguidores. (Texto traduzido da internet) Um pouco mais de Nkondi  Mam’etu Niboji(*)   Relacionado a Nkondi está o Embondeiro, árvore cultuada principalmente para o feitiço. O embondeiro tem forma de garrafão, medindo aproximadamente 12 m de perímetro. É chamado de NKONDO IKUTA MVUMBI- Embondeiro do morto gordo, por que a pessoa contra quem se faça o feitiço, contra quem se prega o prego, morrerá gordo, inchado como o embondeiro.Conforme o prego usado, o efeito, segundo o povo de Cabinda será mais ou menos imediato. Assim, pregos de cobre ou de alumínio produzem efeito mais imediato. O mais famoso embondeiro encontra-se em terrenos escolhidos pela Câmara, para o Bairro Popular Mendôça Frazão, em Cabinda.Quem deseja mal a alguém e dele se quer vingar, prega, também, um prego na estátua de NKONDI, jurando que não terá descanso até que o outro seja punido.Fazem parte do grupo de Nkondi: Mabaria Mandembo, Mangaka, Mungundo, Nsasi-Nkondi, Nkondi Ikula Mvumbi. Nkondi e Nkosi são considerados espíritos do mal e deles provêm todo o mal aos homens. Por seus poderes diabólicos, Nkondi e Nkosi permitem e fazem com que os Bandoki (assassinos e comedores de alma) se desdobrem, e ajudados pelos espíritos dos antepassados – manes – arranquem das pessoas o espírito da vida. (*) Elizabeth B.Azevedo é graduada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Matemática Financeira. Iniciada no candomblé em 1986, filha de Danguesu, neta de Saralandu, bisneta de Kianvulu e atualmente filha do Tumbalê Junçara-BA. Compartilhe isso:

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