domingo, 14 de junho de 2020

CONFECÇÃO DE UM NKISI



História e Cultura: Confecção de um Nkisi
Tata Giamba

No princípio, todo Nkondi de nkisi é feito por dois integrantes da comunidade e trabalham junto. Um é o escultor cujo trabalho é esculpir uma figura que aparece cheio de força, e o outro é um nganga, um perito em rituais.
O nganga soma substâncias e materiais que dão para esta figura seu espírito e poder. De acordo com uma autoridade nomeada Nsemi Isaki, nkisi “é o nome de uma coisa nós usamos para ajudar um homem quando ele está doente e de qual nós obtemos saúde; o nome se refere a folhas e medicamentos combinados juntos”. O nganga sabe o poder, positivo e negativo, de muitas substâncias naturais.

Ele cria pacotes de medicamento que contêm misturas complexas e então prendem alguns deles ao redor do pescoço da figura e inserem outros no recipiente que é sua barriga. Nsemi Isaki disse, “medicamentos colocados em um nkisi são … forças em seu corpo para ajudar a trabalhar”. O nkisi é como é mas se falta medicamentos, não podem fazer uma coisa. Assim, o nkisi tem medicamentos, eles são sua força, e suas mãos e pés e olhos. Por causa disso, o nkisi é usado pela comunidade, com o passar do tempo adquire muitas lâminas, cunhas, e mais medicamentos. Assim, realmente é a criação de muitas mãos, que cada um soma a seu poder.

Fonte: As observações de Nsemi Isaki foram registradas 1900 ao redor, e pode ser achado em John M. Janzen e o livro de Wyatt MacGaffey, Um fio de Antologia Religião de Kongo: Textos primários do Baixo Zaire (Lawrence, A Universidade de Publicações de Kansas em Antropologia, 1974).





Nenhum comentário:

Postar um comentário